Tudo o que você precisa saber sobre auditoria interna

Saiba como se preparar e apreenda a identificar a necessidade de uma auditoria interna na sua empresa

Primeiro, você sabe a diferença entre auditoria interna e externa? Isso é algo muito importante e faz muita diferença dependendo da necessidade da sua empresa.

 

Então, vamos começar pela auditoria interna:

 

O trabalho que cabe a esse tipo de auditoria não se limita somente a ideia de identificar fraudes ou casos de corrupção. Na verdade, uma boa auditoria interna serve de ajuda a gerência executiva, desenvolvendo as atribuições adequadas, com análises e recomendações, sobre as atividades internas, de cada departamento considerado durante o processo de auditoria.

 

Assim, a auditoria interna é ligada a empresa, ou seja, o auditor responsável faz parte do quadro de funcionários e todo o processo é voltado para as necessidades da gestão, principalmente na tomada de decisões da empresa em questão.


Já no caso da auditoria externa, o auditor responsável é independente da corporação e é contratado para fins específicos, como auxiliar na orientação de mercado, na busca por novos investidores ou empréstimos.

Como funciona uma auditoria interna

A auditoria interna é um processo que analisa, avalia e cria planos de ação, com abordagens metódicas, visando a melhoria dos processos e auxilia a empresa a alcançar os objetivos traçados.


Pode englobar toda a empresa ou apenas um ponto especifico, a auditoria interna funciona de acordo com os apontamentos elaborados pela gestão executiva, sendo cumpridos um a um. Assim, com o termino do processo, será entregue um relatório para que a gestão tome ciência do que precisa ser melhorado.

Como se preparar para uma auditoria

Tenha em mente tudo o que precisa ser feito e realize um planejamento de caráter oficial, para que este alcance todos os departamentos que precisam ser auditados, para manter uma rotina alinhada aos objetivos da empresa.

 

Por isso, você deve denotar o que precisa ser realizado, quais os prazos e principalmente, o responsável. Mantenha também reuniões periódicas para acompanhar o desenvolvimento e aferir os resultados.

 

Não se esqueça que sua equipe de trabalho é que melhor conhece a empresa e seus procedimentos. Assim, por intermédio dos colaboradores, pode-se solucionar problemas e estabelecer planos de ação, para evitar falhas que possam causar interrupção das operações.

 

Por fim, é de extrema importância que os auditores estejam envolvidos em todos os planejamentos estratégicos, com o auxílio das equipes de cada setor.

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