Importância da Due Diligence em operações de M&A

Processos de venda e fusão empresarial exigem planejamento e uma série de verificações antes que seja possível celebrar um acordo entre as partes envolvidas. 

 

Por sinal, uma das etapas mais importantes desse tipo de processo é a Due Diligence, você já ouviu falar sobre ela? 

 

Essencial nas operações de M&A a Due Diligence pode ter um grande impacto sobre o andamento das negociações de venda, fusões e sobre o valor das operações. 

 

Nesse conteúdo, a WFA apresenta o conceito de Due Diligence e os principais aspectos observados durante esse importante processo, confira!  

O que é Due Diligence?

A Due Diligence é um dos processos mais importantes em operações de M&A, sendo atualmente empregado não só aqui no Brasil, mas em várias partes do mundo, 

 

Na prática, a Due Diligence consiste em um levantamento completo de informações no contexto empresarial que busca identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, além dos riscos em operações de compra, venda e fusão empresarial. 

 

Com base nos relatórios de Due Diligence, gestores e investidores podem negociar termos e condições justas em negócios envolvendo empresas e companhias. 

Aspectos avaliados em uma Due Diligence

Durante uma Due Diligence diversos pontos de uma organização são avaliados, dentre eles: 

 

Organização das Operações:  

  •  Contato Social; 
  • Documentos de constituição e regularização empresarial; 
  • Contratos e acordos relevantes em vigor; 
  • Listagem de ativos patrimoniais; 
  • Livro e registros em geral. 

Registros Contábeis e Financeiros: 

  • Fluxo de caixa; 
  • Controles gerenciais de resultados; 
  • Conciliações bancárias; 
  • Balanços e balancetes; 
  • Demonstrativo de resultados do exercício; 
  • Detalhamento de contas a pagar e a receber; 
  • Dentre outros documentos e relatórios financeiros. 

Registros Fiscais: Relatórios e certidões de quitação de obrigações fiscais, nas seguintes esferas: 

  •  Esfera Federal; 
  • Esfera Estadual; 
  • Esfera Municipal. 

Revisão de Contratos:  

  • Revisão de contratos com clientes; 
  • Revisão de contratos com fornecedores; 
  • Revisão de contratos com funcionários; 
  • Revisão de contratos de empréstimos e financiamentos; 
  • Dentre outras espécies de contrato. 

Informações de Emprego: 

  • Número de Funcionários; 
  • Quitação de Obrigações Trabalhistas; 
  • Valor da Folha de Pagamento; 
  • Benefícios em Vigor; 
  • Certidões de regularidade de obrigações trabalhistas. 

Litígio ou Regulamentos:  

  • Revisão de autorizações obtidas pela empresa; 
  • Consulta de litígios pendentes de julgamento. 

Deseja saber mais sobre a Due Diligence e a importância desse processo nas operações de compra e venda e nas fusões empresariais? Entre em contato com a WFA. 

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