ESG: Maior tendência para 2022

Você sabe o que é ESG? Você sabe como as práticas relacionadas ao ESG podem afetar positivamente os resultados financeiros de uma empresa?

 

O fato é que desde o início do século XXI, cada vez mais o mundo vem se preocupando com questões ambientais e sociais, algo que se reflete na operação das companhias.

 

Uma vez que as empresas passam a olhar para esses pontos, são criadas diretrizes de governança corporativa, que são então refletidas no ESG.

O que é ESG?

ESG (Environmental, Social and Governance), que se traduz como “ambiental, social e governança”, é um conceito que diz sobre o impacto de uma empresa na sociedade.

 

Esse impacto é tanto social, olhando a comunidade ao seu redor, quanto ambiental, atentando-se a preservação do meio ambiente e o seu uso sustentável.

 

Portanto, quando se fala em ESG, estamos falando sobre práticas de governança corporativa, algo que cada vez mais vem sendo usado como critério de investimento.

 

Isso porque, hoje, uma empresa que possui uma operação sustentável, que respeita o meio ambiente e a sociedade, acaba se tornando mais atrativa aos olhos dos investidores.

 

Inclusive, muitas bolsas de valores já possuem classificações exclusivas para essas empresas mais dedicadas, tal como a B3 (Bolsa brasileira), que tem o Novo Mercado.

ESG: maior tendência para 2022

Cada vez mais se aposta em práticas sustentáveis por razões evidentes: a atuação do homem no planeta é capaz de transformar o meio ambiente para pior.

 

Esse impacto humano, por sua vez, acontece há décadas. Então, para compensar, agora existe uma corrida para se criar relações mais sustentáveis entre o homem e o planeta.

 

Nesse sentido, empresas que não prezam por práticas de ESG vão ficar no passado, perder investidores e clientes que deixarão de fazer negócio com elas.

 

As práticas de ESG são tão impactantes que existe a possibilidade até de mudar completamente alguns segmentos empresariais, talvez até extinguindo outros.

 

Todavia, não se pode deixar de negar que se adequar às melhores práticas de governança corporativa requer investimentos financeiros.

 

Por fim, em 2022 as tendências das práticas de ESG só tendem a crescer ainda mais, tornando-se parte fundamental da operação de qualquer empresa que queira lucrar.

(11) 5541-8885 

(11) 9 5647-0607 

contato@wfaaudit.com.br  

Não saia ainda!

Tire as suas dúvidas com nossos especialistas.

Clique no botão do WhatsApp