Como preparar sua empresa para um processo de auditoria?

O que você precisa saber para se preparar para uma auditoria, de maneira simples e direta, sem complicações.

Sabemos que processos internos e externos na empresa podem ser difíceis, principalmente sem as informações corretas, por isso vamos te ajudar a entender o que é possível fazer para melhorar os processos de auditoria, tornando-os mais fáceis e tranquilos.

 

Processos de auditoria são essenciais para determinar se o sistema de gestão da empresa é eficaz e se há a necessidade de alinhamento dos pontos conflitantes nas áreas auditadas. Isso proporciona à empresa a oportunidade de melhoria nos processos internos de cada departamento, preparando-a para as possíveis certificações externas e estabelecendo uma maior confiança por parte de seus investidores, financiadores, administradores, clientes, fornecedores, bancos, colaboradores, entre outros.

Por isso, vamos mostrar de maneira simples, mas direta, como você pode preparar sua empresa para um processo de auditoria eficaz: 

1. Planejamento e resultados

O planejamento é o primeiro passo para que tudo ocorra bem, com a finalidade esperada. Um bom planejamento é a base para resultados satisfatórios, sendo assim, atente-se aos detalhes importantes como: avaliação cuidadosa da situação da gestão atual e apontamento  de processos mais críticos da empresa, como aqueles que precisam de um olhar frequente. Projete os recursos que são necessários e por fim, monte um cronograma real, usando como base os representantes de cada setor, para que assim os recursos estejam disponíveis à época do processo de auditoria. 

2. Preparação e execução

Cuide para que todos os processos e subprocessos sejam auditados de acordo com os requisitos pré-estabelecidos. Defina datas e prazos para cada um e os responsáveis pela execução. Os auditores responsáveis devem estar a par de todo o processo da empresa, identificando a relevância de cada um e aferindo a forma como cada um se relaciona aos outros departamentos. 

3. Resultados e acompanhamento.

Ao chegar à etapa final do processo de auditoria, lembre-se de que tudo que foi feito deve estar devidamente documentado, já que os relatórios vão servir para que a sua empresa encontre as respostas necessárias para saber o que deve ser feito, para que os problemas sejam solucionados. A partir da conclusão do processo de auditoria é que os auditores responsáveis vão determinar soluções e fazer recomendações para que os processos sejam corrigidos.


Viu como o processo de auditoria não precisa ser encarado como algo complicado? Caso você tenha mais dúvidas, entre em contato com a WFA. Aqui, você encontra os melhores profissionais do mercado para atender a sua empresa.

Não saia ainda!

Tire as suas dúvidas com nossos especialistas.

Clique no botão do WhatsApp