Como e quando devemos procurar uma auditoria especializada?

Ao buscarmos uma auditoria especializada, muitas perguntas podem surgir durante o processo: quando devemos fazer uma auditoria ou até mesmo como procurar por uma empresa de auditoria?

 

Ao buscar apoio especializado, você já deve ter em mente que sua empresa precisa se certificar de pontos, como:

 

  • Prevenção de erros e possíveis fraudes;
  • Avaliar se os controles utilizados pela empresa realmente são eficazes;
  • Conferir a credibilidade de dados apresentados;
  • Saber se a contabilidade da sua empresa é compatível com a realidade.

Por isso, a busca por uma auditoria especializada de uma empresa faz parte do objetivo de tornar os dados contábeis e patrimoniais válidos, em determinado período, para garantir a segurança sobre o negócio aos acionistas e gestores.

 

Isso, também garante a proteção dos ativos da empresa – bens e direitos que podem ser convertidos em meios monetários.

Toda empresa é obrigada a fazer uma auditoria especializada?

A pontos a se considerar, afinal a renda da sua empresa também pode ser um fator determinante para esse processo.

Auditorias especializadas nada mais são do que processos, realizados por empresas de auditoria externa, que tem especialização em determinados assuntos, como fraudes, podendo ajudar a sua empresa na resolução desses problemas.

 

No caso de empresas com o capital aberto e faturamento acima de 300 milhões, essas devem obrigatoriamente se submeter legalmente a uma auditoria externa, de modo a prestar contas a respeito do andamento e da real situação da empresa.

 

Outro ponto, é que empresas que se submetem a auditorias especializadas, tem que ter em mente que não basta conseguir um certificado para colocar na parede como por enfeite. É preciso implementar e seguir à risca tudo aquilo que foi apontado nos relatórios da equipe de auditores, para que sua empresa comece a crescer na direção certa e com os problemas solucionados a medida do passar do tempo.

Não saia ainda!

Tire as suas dúvidas com nossos especialistas.

Clique no botão do WhatsApp